segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Prática incorreta pode implicar em lesões musculares e ósseas ou estafa física

Desde que o médico recomendou a prática de exercícios físicos, o aposentado Ademir Vieira Gomes, 66 anos, transformou a caminhada em uma rotina diária. Há cinco anos é assim, chova ou faça sol, ele caminha todos os dias durante uma hora e meia. Já a estudante Priscila Ferreira, 19, fugindo da aglomeração das academias, preferiu comprar pesos e caneleiras e montar sua "miniacademia" na própria casa. Em comum, os dois mantêm a preocupação de cuidar do corpo, da saúde e de ter mais qualidade de vida. O problema é que, por melhores que sejam as intenções, a prática de exercícios sem um acompanhamento especializado pode trazer muitos malefícios à saúde.

Especialistas advertem que a prática incorreta dos exercícios pode implicar no surgimento de lesões musculares e ósseas, estafa física, podendo acarretar até mesmo no desenvolvimento de problemas cardiovasculares para aqueles que têm predisposição. "Um problema freqüente é que, na busca de atingir o objetivo rápido, muita gente acaba não ponderando a quantidade e a intensidade dos exercícios", alerta a professora de educação física Isabela Almeida, da Academia Contours Express, dirigida a mulheres.

Seu Ademir, por exemplo, além de não usar um tênis específico para caminhada, não tem o hábito de se alongar. " As vezes, eu estico as pernas e braços, outras esqueço", diz, sem ter noção do quanto pode estar prejudicando a saúde. De acordo com Isabela, o alongamento lubrifica os músculos e articulações, evitando possíveis lesões. "Ele coloca o músculo em atividade. Por isso, o alongamento deve ser feito antes e depois do exercício", adverte.

Em nome do corpo sarado há quem não meça esforços para atingí-lo. São horas de levantamento de peso, corrida na praia, caminhada no calçadão, entre outras tantas atividades. O problema é que a busca incansável por um corpo perfeito pode acabar trazendo não só danos para o corpo, como para a saúde de um modo em geral. Levando-se em consideração que cada indivíduo deve ser submetido a um treinamento específico, através da avaliação física, os especialistas podem traçar o perfil físico do aluno, preparando assim um programa adequado às suas condições e limitações.

Precauções - A partir das informações colhidas, além de identificar contra-indicações, a avaliação pode evitar ainda possíveis incidentes. Durante a avaliação física, os alunos têm que preencher um questionário com perguntas que podem sinalizar para algum problema ou propensão a algumas doenças. A depender das respostas, o aluno pode ser encaminhado a um médico ou mesmo ter um treinamento adequado às suas limitações. No teste ergométrico, por exemplo, poderá ser avaliada a aptidão física do aluno, o que vai ajudar a determinar a carga e intensidade dos exercícios.

"A avaliação vai poder direcionar o treinamento, o tornando mais eficaz. Ela tanto previne as lesões como ameniza o problema já diagnosticado", explica a professora. Esse é o caso da advogada Cristina Motta, 41. Ela malha há 21 anos e, há algum tempo, teve o diagnóstico de tendinite. Não fosse o acompanhamento de especialistas, ela acredita que hoje talvez não pudesse mais fazer musculação. "Na época, fui indicada a deixar a musculação. Fiz natação e hidroginástica e agora estou de volta à musculação".

Já a estudante Daniela Ayres, 22, que malha há quatro meses, acredita que o acompanhamento é indispensável. "Acho difícil nos disciplinarmos quando não temos o acompanhamento necessário", diz com a autoridade de quem contou com o incentivo de profissionais da área para perder dez quilos em três meses. "Sabia que era um objetivo para ser atingido muito rápido e o acompanhamento foi essencial nesse processo", disse.

Para quem não é da área, os detalhes podem passar despercebidos mas, diante dos olhos dos profissionais, qualquer descuido pode significar em malefícios para o corpo. Minúcias como a postura durante a execução dos exercícios, a velocidade dos movimentos, o peso, entre outros, são indicadores de que o exercício está sendo feito certo ou não e implica diretamente nos resultados.

PERLA RIBEIRO
Correio da Bahia - Aqui Salvador/ Online - Atividade Física - 20/01/2008

0 comentários: