domingo, 1 de junho de 2008

[A+cold+bath+-+reuters.jpg]Após um bom período sem postagens no blog, decidi colocar uma matéria para abrir o inverno, pois o breve e agradável "veranico de maio" se foi e o frio começa à dar as suas caras. alguns alunos meus sabem que tenho um hábito um tanto...digamos, pouco convencional, porque não dizer, ARREPIANTE!: tomo, todos os dias, inclusive no inverno, dois banhos gelados, um por volta das 5 da manhã, e outro no final da tarde, por volta das 17 horas, antes das minhas aulas noturnas de "ciclismo indoor"!
Tenho esse hábito há mais ou menos 17 anos, quando me aprofundei nesse período na leitura da medicina oriental, das técnicas de ginástica e massagens e da filosofia dessa cultura milenar. para encurtar a conversa: á não ser por um período da minha vida em que me entreguei vorazmente á vida sedentária, chegando a pesar 100 quilos no alto do meu 1 metro e 73 de altura(hoje me encontro na saudável faixa do 70 quilos!), sempre mantive a rotina da "ducha gelada" e posso dizer para vocês que minha experiência com esse hábito em muito me ajuda á manter o meu bem estar.
Transcrevo abaixo para vocês, uma matéria muito interessante do professor Nuno Cobra no site vya estelar , o qual nos oferece uma técnica de banho gelado, que por sinal venho usando há um bom tempo e tenho notado sensível diferença na minha qualidade de vida. em tempo: no final da noite, é claro, tomo um banho quente para ter uma noite bem dormida!
Profº Celso Ribas.
Com a palavra, o professor Nuno Cobra:

Aprenda a tomar banho frio

Por Nuno Cobra

A água exerce um fator muito importante para a saúde. Um banho sempre cai bem quando estamos desanimados, cansados ou estressados, pois relaxa, traz conforto e energia.

Por uma questão cultural, quando se fala em tomar banho, vem à nossa cabeça aquele banho bem quente, tão desejado, principalmente no inverno.

Vou falar sobre a importância do banho frio. Ele é tido como desagradável. Mas o choque térmico provocado pela água fria é muito revitalizador.

Choque com água: grande benefício

O objetivo do banho frio é justamente esse choque com a água fria. Banho frio não é para ficar embaixo da água e deixar baixar a temperatura do corpo, correndo o risco inclusive de se pegar um resfriado. O choque de temperatura vai ‘exigir’ do organismo uma formidável reação que promoverá bem-estar. Isso acontece porque o choque produz endorfinas, vaso constrição, ativa o metabolismo e o funcionamento de todos os órgãos. Privilegia o cérebro e deixa o corpo mais ‘acordado’ e ‘lúcido’, pronto para a ação.

Benefícios do banho frio

- Revigora, estimula os órgãos, eleva todas as funções orgânicas, em conseqüência, seu nível de saúde

- É um afrodisíaco, deixa corpo pronto para ação

- Se tomado corretamente, aumenta o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados - caso esteja resfriado ou gripado evite o banho frio

- Eleva a auto-estima, traz benefícios nos aspectos mental e emocional, inclusive por ter conseguido tomar um banho gelado num dia frio

Como tomar o banho frio, principalmente no inverno

Existe uma técnica para se tomar o banho frio e não trazer conseqüências negativas, principalmente no inverno ou nos dias frios. Já que ele pode e deve ser tomado durante todo o ano.

Banho frio em três fases

Primeira fase: Abra a ducha no máximo. É claro que o choque inicial com a água fria não é nada agradável, por isso é necessário entrar de uma só vez embaixo do chuveiro. Isso deve ser feito repentinamente e com decisão.

Você vai perceber que o choque inicial é rápido e que o organismo 'responde' de forma decidida a essa entrada. Você joga a água no peito, indo para o ombro esquerdo e direito; perceberá num segundo momento, que ela não estará tão fria; vire-se então para a água atingir suas costas e o quadril; saia rapidamente e desligue o chuveiro.

Segunda fase: Ensaboe vagarosamente todo o seu corpo. Após essa tarefa, faça uma massagem com uma bucha nas costas, braços, peito e abdome. Em seguida, abra o chuveiro e se la
nce embaixo dele decididamente e fique somente o tempo necessário para retirar o sabão. Você irá perceber que a água estará mais agradável.

Terceira fase: Sem desligar o chuveiro, saia dele e faça mais umas duas ou três entradas na água. Você verá que a água estará apenas estimulante e não mais tão fria.

Irá perceber enquanto esfrega a toalha vigorosamente nas costas, braços e tórax uma sensação muito boa e não sentirá mais frio. Ao contrário, o ambiente frio antes do banho estará extramente agradável e até aquecido.

Cuidados com o banho frio no inverno

Entradas no chuveiro: Todas as entradas no chuveiro desde a primeira fase não devem passar de 30 segundos, para evitar um possível resfriado.

Cabeça: Nas primeiras vezes não se deve molhar a cabeça, para evitar que uma área muito grande do corpo se resfrie.

Após o banho

Coloque um pijama quente, uma meia de lã e deite na cama. Essa ‘horizontal’ irá completar o prazer. Aquecido, feche os olhos e curta esse bem-estar. Fique alguns minutos na cama.

Em seguida, coloque sua roupa, se agasalhe e terá um dia muito mais produtivo com bem-estar, felicidade e uma sensação de vitória.

28 comentários:

alecoxa disse...

Sarsa,

Sensacional a matéria. Já tive a experiência gelada do banho frio no inverno, mas por força maior, pois o chuveiro tinha queimado! Mas após este aval do prof. Nuno Cobra da pra pensar em fazer de novo.

Alê

Anônimo disse...

Quando o aquecedor queimou, eu e meu marido começamos a tomar banho frio. Logo depois do primeiro banho de água fria (no outono), já percebemos os benefícios e ficamos impressionados. O aquecedor foi concertado, mas vamos continuar a tomar a ducha fria!
Dani.

alexandre santos disse...

Tambem tomo banho frio todos os dias e aconselho a todos pois realmente é muito benéfico e estimulante! Experimente!

Anônimo disse...

Estava procurando matéria sobre o banho gelado e encontrei...fiquei abismado quanto aos benefícios e penso em mudar meu hábito de banho pois tomo banho quente até no verão.

Anônimo disse...

há cerca de 1 ano tomo banhos gelados e pretendo continuar
poiz faço tratamento de acne e
minha dermato. flow q banho quente
faz mal para a pele principalmente
quando ctêm acne desde então comecei a tomar banhos gelados e junto ao meu tratamento dobrou os
resultados positivos tanto q ñ passo mas por esse apuro q éra espinha!
poisZZZZZ é banho frio é muito bom
e AGRADAVEl...100falar q ñ fico mais resfriado como antis.
ti akonssselho0OO

Anônimo disse...

e alem de ser bom para a saude é bom para o bolso tambem rsrs, e claro ecologicamente correto

Anônimo disse...

muito Interesante!!! Gostei mesmo ,Até porque não tomo Banho Quente!me sinto muito bem em tomar banho Frio, eu não diria gelado, por que no país Tropical em que vivo,não é tão simples encontrar agua gelada....

MACHADO disse...

Tomo banho frio a uns 4 anos,só frio, notei que a uma diferença, é raro pegar uma gripe.Vai ser dificil voltar a tomar banho quente.

Anônimo disse...

Adorei a matéria!Eu só tomo banho frio há mais ou menos 3 ou 4 anos.É muito dificil ficar gipado/resfriado e eu me sinto muito bem fazendo isso.Minha pele melhorou muitissimo depois disso.Eu também faço tratamento pra acne ha muito tempo e hoje minha pele esta perfeita.Acho que se não fosse o banho frio,não teria visto nenhum resultado.Tudo fica melhor,a pele,o cabelo,o dia...etc!
Banho quente só no motel...hehehe

Anônimo disse...

Demais essa matéria ...
Estar comprovada..
Eu tomo banho frio todos os dias ,é uma delécia ,aconteçe tudinho que estar escrito acima..
Siga essa galera!!!

Anônimo disse...

Demais essa matéria ...
Estar comprovada..
Eu tomo banho frio todos os dias ,é uma delécia ,aconteçe tudinho que estar escrito acima..
Siga essa galera!!!
Tudo começa com um chuveiro queimadro , nesse caso.
Assim aconteçeu comigo.
A experiencia é tão boa que eu continuei até hoje , mesmo com chuveiro quente ou não.
É banho gelado pra dentro!

Anônimo disse...

Demais essa matéria ...
Estar comprovada..
Eu tomo banho frio todos os dias ,é uma delécia ,aconteçe tudinho que estar escrito acima..
Siga essa galera!!!
Tudo começa com um chuveiro queimadro , nesse caso.
Assim aconteçeu comigo.
A experiencia é tão boa que eu continuei até hoje , mesmo com chuveiro quente ou não.
É banho gelado pra dentro!

Anônimo disse...

Demais essa matéria ...
Estar comprovada..
Eu tomo banho frio todos os dias ,é uma delécia ,aconteçe tudinho que estar escrito acima..
Siga essa galera!!!
Tudo começa com um chuveiro queimadro , nesse caso.
Assim aconteçeu comigo.
A experiencia é tão boa que eu continuei até hoje , mesmo com chuveiro quente ou não.
É banho gelado pra dentro!

Anônimo disse...

Eu não abro mão de continuar tomando banho frio. Após começar a tomar banho frio não tive mais problemas de garganta (era um porre, ela vivia inflamando); eu tinha foliculite capilar (inflamação do couro cabeludo) segundo os médicos casado por estresse. Isso tambem desapereceu por completo e olha que eu já vinha sofrendo com a foliculite a mais de 8 anos. Antes do banho frio andar descalço era resfriado certo. Hoje em dia não tenho nem mais chinelo para andar em casa. Minha saúde é outra. Não dá para dizer que o ato de tomar banho frio é prazeroso, muito pelo contrário, é realmente desconfortável entrar embaixo da água gelada, todavia, os benefícios são altamente recompensadores. EM RESUMO, EU RECOMENDO PARA TODOS. TOMEM BANHO FRIO.

Joycinha disse...

Nossa, que bom que uma pá de gente toma banho frio que nem eu! Desde que eu comecei há um tempão, sempre fiquei fazendo propaganda pros meus parentes, amigos etc... Todos viram a diferença que dá, o pique que dá... Como ficam belos o cabelo & a pele! (;
Aconselho também, galerinha!
Pode faltar coragem, mas benefícios... nem pensar!

Edir Godinho disse...

Este ano passei por mais momentos, cansaço, desânimo, dores nas juntas e excesso de depressão. Neste meio tempo meu chuveiro queimou, não encontrei alguém para consertar.
Obrigada a tomar frio, me surpreendi com as melhoras na minha vida em todos os sentidos. Nem consertei ainda o chuveiro.

Saúde para todos.

Curioso disse...

Recomendo!
Em 2008 comecei a tomar banhos frios e teve gente aqui que criticou.
Ontem eu vi um documentário, no youtube, de um cara lá na Holanda que corre só de calção e toca no gelo, fica por uma hora em uma bacia coberto por cubos de gelo, e nada só de calção. depois que eu vi isso eu falei:
- Se ele pode, também posso!
Esse cara me deu a coragem para recomeçar a tomar banho GELADO!

A primeira sensação que você terá vai ser de muito desconforto; depois será prazer; depois você sentirá uma leve onda de calor quando desligar o chuveiro; depois se sentirá outra pessoa totalmente revigorada!

Recomendo!

Anônimo disse...

Por conta do aquecedor ter queimado passei a tomar banho "gelado", o fato é que percebi que depois do "choque de frio" sou estimulada por uma senssação maravilhosa de prazer, e por conta disso dá vontade de ficar mais tempo no banho, agora, sabendo de todos os beneficios tomarei sempre e recomendo!

Anônimo disse...

experimentei a uns quatro meses e nunca mais tomei banho quente, o frio chegou e continuo tomando banho frio, recomendo.

Anônimo disse...

Realmente o banho frio é revigorante em todos sentidos, evita rugas, é muito bom para a pele cansada e desgastada em dia cansativo d trabalho !!! Eu mesmo se por acaso tomo um banho morno meu nariz começa a fungar em seguida, nao posso pegar friagem alguma nem no quintal agasalhado eu posso ... pior q tem gente q em pleno verão toma banho quente ... Eu apenas uso uma tecnica diferente ... aprendi q somos uma estrela de cinc pontas sendo as maos, pés e cabeça as extremidades ... primeiro molho os pulsos, seguidos dos pés e por ultimo a nuca ... depois disso entro numa boa ... o corpo agradece

ricks38 disse...

Fernando
Verdade mesmo o banho frio faz muito bem ao nosso corpo moro no Paraná faz uns 4 anos a uns 2 só tomo banho frio, e olha aqui faz muito frio mas mesmo no inverno não faz mal nenhum tem gente que diz que banho frio causa gripe. Dificilmente eu fico gripado, sem falar que se você está: cansado, desanimado ou com muita preguiça e só tomar uma ducha fria que melhora tudo. E dou uma indicação quem nunca tomou pode tomar que não faz mal nenhum!

Anônimo disse...

eu tenho 26 anos e so tomo banho frio, desde os 17 anos, meus amigos que tomam banho quente e tem a mesma idade que eu parecem estar uns 10 anos mais velhos que eu, pois todos dizem que eu pareço ter uns 20 anos.

fudencio disse...

tomo banho todo dia as 2,3 horas da madrugada não sinto muito frio só o choque térmico já to acostumado venho tomando banhos frios a uns 3 anos.

Rezende disse...

Sou paulista e na infância tomava banho quente devido ao clima. Com 11 anos vim morar no Espírito Santo e passei a tomar banho frio e acho maravilhoso, inclusive chegava da Faculdade 1:00 hora da manhã e tomava o banho frio.

frankcastiglione disse...

Vi essa dica numa entrevista que o Nuno Cobra concedeu ao Marcelo Tas no UOL, me interessei, mas sempre ficava com o pé atrás. Cheguei a comprar o livro "A Semente da Vitória" e gostei muito das dicas dadas nele. Se não me engano, tem essa também.

Porém, é bom lembrar que tem que ser seguida esta técnica, ficar muito tempo debaixo da água, pode baixar muito a temperatura do corpo.

Nunca confirmei essa questão com nenhum médico, mas venho sempre tomando banho frio e agora tentando tornar isso permanente. O pior é que a época que tomo mais banho frio é no Inverno mesmo, porque a água quente, resseca muito e faz minha pele descascar e dá muita caspa.

Recomendo essa prática!

Paulo H. M. Machado disse...

acho que copiaram sem creditos..
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/banho_frio.htm

junior disse...

Faz um ano e cinco meses que so tomo banho frio , eu acho muito bom para a saude , tinha muitas dores na coluna e sarou , eu recomendo essa pratica !

Elizangela Almeida disse...

Meu esposo toma banho gelado des de quando naceu e se tomar gelado ele fica doente,e impresionante as veses viajamos pra curitiba pr e ta nevando com 2g neg e ele toma mesmo assim.