terça-feira, 5 de agosto de 2008

PERSONAL TRAINER DEVE ORIENTAR ATIVIDADE FÍSICA ATÉ MESMO EM ACADEMIAS DE PRÉDIOS

Zero Hora - Personal - 12/07/2008

Treinar em casa ou na academia do prédio é uma opção para quem não tem tempo de sair ou
prefere a comodidade do condomínio. Porém, o que parece fácil pode trazer complicações à saúde e diminuir o aproveitamento dos exercícios se a pessoa não atentar a detalhes que podem resultar em erros. Na opinião dos personal trainers, treinar na academia dos edifícios pode ser eficaz e seguro, mas precisa de um acompanhamento.

Um equívoco clássico é no ajuste do banco da bicicleta ergométrica. O ideal é que, quando o usuário estique a perna, o joelho fique levemente dobrado, evitando desgastes nos ligamentos e dores nas pernas. Segundo o personal trainer Roberto Calvano do Amaral, joelho e coluna costumam aparecer entre as principais vítimas do exercício errado.

Além das questões de postura e da amplitude do exercício, o peso exagerado também é comum, segundo o personal César Vinícius Patti, que é ligado ao Conselho Regional de Educação Física de São Paulo.

Um exemplo disso é o exercício de agachamento, em que o excesso de peso e uma posição incorreta podem ser prejudiciais para o joelho. As principais vítimas são as mulheres, por motivos anatômicos.

Patti aponta desvantagens no exercício caseiro, como o fato de o usuário não ter uma noção exata do planejamento dos exercícios, por mais que ele já tenha tido aulas em academia. Ele cita ainda o fato de construtoras improvisarem equipamentos baratos no prédio sem a preocupação de montar uma academia segura e eficiente e sem consultar um profissional.

- Há equipamentos de todas as qualidades no mercado. Alguns parecem de brinquedo.

Para aproveitar o espaço, alguns equipamentos multiuso de qualidade ´suspeita costumam ser comprados. A falta de barras para colocação de pesos leves é outro problema, fazendo que o praticante colecione alteres nas mãos para chegar ao peso desejado. Isso, porém, pode causar acidentes.

Os treinadores ressaltam que a prática de exercício não deve ser feita sem um exame médico, exigido nas academias. A visita a um cardiologista e uma avaliação física com exercícios de esforço são desejáveis a partir dos 35 anos ou em pacientes mais novos com sintomas. O aquecimento também não deve ser deixado de lado.

- O ideal é que ele faça uma caminhada e alongamento muscular, que irá facilitar a amplitude do exercício. Correr meia hora é um treino aeróbico. Os músculos também devem ser alongados ao final do exercício - afirma Amaral.

AÇÚCAR PODE SER BENÉFICO PARA QUEM FAZ EXERCÍCIO FÍSICO

Folha de Londrina - Nutrição - 14/07/2008
Na opinião de Celso Cukier, nutrólogo da unidade Morumbi do Hospital São Luiz, em pequenas quantidades e em pessoas sem restrições alimentares, o açúcar pode ser até benéfico, especialmente no caso daqueles que fazem atividades físicas. Isso porque, uma vez metabolizado pelo organismo, ganha-se massa muscular. Uma colherzinha de açúcar no café não vai fazer mal.

Muitas pessoas não usam açúcar refinado, tampouco adoçante, optando pelo açúcar mascavo ou mel, considerados mais saudáveis. Porém, os nutricionistas alertam que não são alternativas para o controle de peso, porque têm as mesmas calorias do açúcar comum. Esses alimentos possuem, sim, melhor benefício nutricional (vitaminas e minerais), porque não passam pelo processo da refinação do açúcar comum.

Uma dúvida comum é sobre o uso de adoçantes por crianças e grávidas. No caso dos pequenos, na opinião da nutricionista Marlene Merino, vai depender da dieta recomendada caso a caso. Sem dúvida, o incentivo para uma alimentação saudável, associada à prática de atividade física regular, surte mais efeito no controle de peso do que somente o uso do edulcorante em substituição ao açúcar. Quanto ao segundo caso, informa que o FDA (Food Drug Administration), órgão internacional controlador de remédios e alimentos, liberou o uso de alguns adoçantes durante a gravidez, inclusive nos três primeiros meses. Para grávidas com diabetes, recomendo o uso da sucralose, que é um edulcorante derivado da sacarose.(V.F./A.E.).

NA TERCEIRA IDADE A VAIDADE É IMPORTANTE PARA A SAÚDE

Agência Estado - Terceira Idade - 14/07/2008
Há 40 anos a aposentada Marina De Maria repete a rotina semanal de ir à manicure. Caminha cinco quarteirões com a ajuda de uma bengala. Chega ao salão da amiga Dóris - sim, elas já se consideram amigas depois de décadas de convivência - e passa ali pelo menos uma hora. Aos 83 anos, não pretendo seduzir ninguém com minhas belas unhas pintadas, mas continuar a me achar bonita, mesmo que a pele tenha perdido o viço e os cabelos já estejam brancos há anos, gargalha Dona Marina.

A vaidade é tão importante para a saúde na terceira idade quanto exames periódicos e exercícios físicos, dizem os especialistas. Cuidar-se significa manter a própria dignidade, defende a psicóloga Julieta Dirce, do Hiléa, centro para tratamento e moradia de pessoas idosas, em São Paulo. Para o chefe do departamento de Geriatria do Hospital das Clínicas, Wilson Jacob, o cuidado com a aparência é fundamental para a saúde dos idosos porque está associada à saúde psicológica. Ao cuidar-se, a pessoa com mais de 60 anos lembra que ainda está no mundo embora, muitas vezes, esteja aposentada, com filhos criados e sem o viço físico da juventude, o que é natural.

Para a cabeleireira Vanda Maria Brusca, que há 35 anos atende homens e mulheres idosos em seu salão, cortar os cabelos é uma oportunidade que suas clientes têm de manter a vida social. Muitas vezes, minhas clientes mulheres são viúvas, moram sozinhas ou com uma acompanhante e vêem ao salão para encontrar amigas, papear com as funcionárias, sair de casa. O que observo é que a vaidade é um ponto de contato com o mundo, diz a profissional.

Para o médico Wilson Jacob há uma sinceridade poética quando o idoso se cuida. Uma modelo de 20 anos pode parecer bela e estar com a saúde comprometida. No caso do idoso, uma plástica facial ou uma lipoaspiração não se sustenta se não tiver uma pele hidratada, um corpo cuidado. Quando decide se cuidar, sabe que só terá efeito externo se for de dentro para fora.

O Departamento de Geriatria do Hospital das Clínicas mantém um site com informações sobre cuidados com a saúde na terceira idade. O endereço é www.geriatriahcusp.org.br

CÉREBRO CONTINUA SE DESENVOLVENDO DEPOIS DOS 50

Veja Online - Terceira Idade - 14/07/2008
As pessoas com mais de 50 anos podem fazer com que o cérebro continue se desenvolvendo e crescendo, caso seja estimulado. É o que aponta um estudo realizado por cientistas alemães da Universidade de Hamburgo e do Hospital Universitário de Jena publicado nesta quarta-feira na revista especializada Journal of Neuroscience.

Os especialistas estudaram 44 pessoas com idades entre 50 e 67 anos. Todas tiveram de aprender a fazer malabarismo. Após um treinamento de três meses, os cientistas comprovaram que houve um crescimento em diferentes regiões cerebrais. As regiões que cresceram foram as que têm importância para o aprendizado e para a percepção de movimentos.

Após esse primeiro resultado, as pessoas examinadas interromperam seus treinamentos durante três meses, depois dos quais se comprovou que as mesmas regiões cerebrais haviam encolhido um pouco. "Os resultados mostram que as transformações cerebrais não se limitam ao cérebros jovens", disse o diretor do estudo, Arne May. "Por isso, é importante assumir desafios e aprender novas coisas".

ALIMENTOS LIGHT: O PERIGO DO AUTO-ENGANO

MedPlan - Nutrição - 14/07/2008
Há alguns anos as prateleiras comerciais estão cheias de alimentos light - leves ou de baixas calorias. São produtos que contêm menos gorduras e açúcares que sua versão original, mas continuam tendo calorias. Algumas pessoas os consomem com a idéia de que não engordam ou mesmo de que ajudam a emagrecer, e cometem o erro de consumir uma quantidade maior do que teriam consumido do produto completo. O abuso do light pode contribuir para engordar, efeito contrário ao desejado.

Algumas pessoas que desejam emagrecer ou manter uma figura esbelta acabam ficando obcecadas pelas calorias que ingerem. Não é estranho que muitas delas encham o carrinho de compras com produtos light. Mas para considerá-los como tal devem ter, por lei, no mínimo 30% a menos de calorias que o alimento de referência.

Uma crença popular é que os alimentos light não engordam ou inclusive ajudam a emagrecer. Erro crasso. Depende de como forem consumidos. "Os alimentos light são úteis porque têm menos calorias que os originais; o problema é que muitas pessoas não os sabem utilizar corretamente e os identificam com alimentos com zero calorias", diz Rosa María Ortega, professora titular do Departamento de Nutrição e Bromatologia da Universidade Complutense de Madri.

"Muitas pessoas procuram dietas milagrosas para controlar o peso e pensam que conseguirão eliminando um produto como o pão, que não só não é o maior culpado por engordar como também alimenta bastante", acrescenta Ortega. Muitas pessoas se enganam quando não sabem interpretar o papel dos alimentos aliviados, ela acrescenta, seguem dietas desequilibradas e, além disso, não fazem nenhum tipo de atividade física.

Esse tipo de produto começou a ser introduzido na Espanha a partir da década de 1980. Mas foi só em 1990 que o grupo de especialistas da Comissão Interministerial para a Ordenação Alimentar publicou as primeiras recomendações sobre as características que deveria ter um alimento rotulado como light.

Desde então cresceu consideravelmente o número de produtos comercializados com denominações light, aliviado, baixo em gorduras ou sem açúcar. São elementos que vão desde os bolos e laticínios aos refrescos. Para conseguir um alimento light se elimina total ou parcialmente ou se substitui alguns dos componentes que trazem energia, fundamentalmente açúcares e gorduras, mas às vezes também se reduzem os carboidratos ou inclusive algum tipo de proteína.

No entanto, segundo um estudo sobre 52 alimentos do tipo light realizado pela revista "Consumer", mais de um terço desse tipo de produtos vendidos na Espanha não podem ser considerados light, porque a redução do aporte calórico em relação ao alimento convencional equivalente não alcança os 30% estabelecidos pela única recomendação em vigor sobre os alimentos light, e cujo seguimento não é obrigatório para os fabricantes.

É preciso levar em conta que essa modalidade de reduzir a ingestão calórica também pode encarecer a cesta de compras, já que muitos produtos light têm preços superiores aos alimentos convencionais. Segundo a "Consumer", 75% dos produtos light podem ser entre 20% e 50% mais caros que os alimentos homólogos de referência.

O maior problema com esse tipo de alimento é a desinformação. O consumidor pode chegar a comer alimentos light sem nenhum tipo de controle. "Pensa que emagrecem ou que, pelo menos, não engordam, e chega a consumir uma quantidade três vezes maior de alimentos light que do homólogo de referência. Afinal ingere muito mais calorias", diz Francisca Pérez Llamas, pesquisadora do Departamento de Fisiologia da Universidade de Murcia. Reduzir as gorduras também representa uma perda de sabor do alimento em relação ao original, coisa que pode levar "a colocar uma quantidade maior de requeijão para perceber o gosto", afirma.

"Qualquer alimento que contenha macronutrientes (proteínas, gorduras ou hidratos de carbono) ou álcool em sua composição, quer dizer, que aporte energia, contribuirá para a ingestão calórica total da dieta, e se esta superar as necessidades energéticas do indivíduo o levará a aumentar seu peso corporal e fundamentalmente a gordura", diz Pérez Llamas.

O erro do consumidor pode aumentar quando se ingere a versão aliviada de alimentos muito energéticos por si sós, como maionese, margarina, requeijão, patê ou batatas fritas, "porque apesar de aportar 30% menos de energia que seu equivalente convencional continuam sendo ainda muito energéticos", acrescenta a estudiosa.

Os especialistas em nutrição recomendam melhorar a educação dietética da população para evitar erros de julgamento. E também ler com cuidado a composição dos rótulos, "para comprovar se adapta ou não a nossas necessidades", conclui Pérez Llamas.

2 comentários:

Vânia Almeida disse...

Oi,
Passa no meu blog e faz o teste que coloquei lá.
bjos
Vânia

Vânia Almeida disse...

PASSANDO AQUI PRA DESEJAR MUITA PAZ HOJE.
ABRAÇOS
VANIA ALMEIDA