sábado, 12 de janeiro de 2008

Correio da Bahia - Aqui Salvador/ BA - Saúde - 03/01/2008



Ingestão de gordura, sal e álcool causa o aumento da pressão arterial


Maíra Portela

O verão é época de festas, viagens, praia e comidas sugestivas. Peixe frito, churrasco, torresmo e feijoada estão entre os pratos prediletos, normalmente regados à cerveja gelada. Mas o excesso de gordura, sal e álcool podem ser uma arma contra a saúde dos hipertensos. Sair da dieta pode levar ao aumento da pressão arterial e também a outras patologias, a exemplo das doenças cardiovasculares.

Para evitar idas e vindas às emergências dos hospitais, é preciso abrir mão dos prazeres da gula e permanecer na dieta prescrita pelo médico ou nutricionista. O período do Verão é o que mais preocupa os profissionais de saúde. O cardiologista da Fundação Baiana de Cardiologia, Emerson Porto, aconselha o hipertenso a não ingerir alimentos com alto teor de sódio (sal), nem beber mais que 30 gramas de álcool _ equivalente a uma lata de cerveja, por dia.

Como as dietas hipersódicas acontecem mais no Verão, o cardiologista sugere uma alimentação baseada no consumo de frutas e bastante líquido. "O paciente deve evitar as frituras e principalmente os famosos tira-gostos, já que correm o risco de adquirir doenças arteroscleróticas (responsáveis pelo endurecimento dos vasos sanguíneos)", explica. Em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, Emerson Porto, diz que a substância até ajuda a proteger a parte cardiovascular, mas, por outro lado, tem efeitos deletérios.

"Além das doenças hepáticas e o risco de dependência, o excesso de álcool pode aumentar os níveis da pressão arterial", alerta. A hipertensão caracteriza-se quando a força que o coração exerce para impulsionar o sangue para o todo o corpo atinge uma pressão realizada superior aos valores considerados normais (120/80mHg). Com esse quadro a longo tempo, a parede das artérias fica fragilizada, aumentando o risco de derrame, infarto e insuficiência cardíaca.

Para prevenir o aparecimento de novas doenças e manter o nível da pressão arterial dentro do normal, o hipertenso deve, em primeiro lugar, evitar os excessos. A prática de atividade física é fundamental para a saúde. "O paciente deve fazer uma avaliação cardiológica cuidadosa com um profissional, para depois realizar os exercícios prescritos pelo médico", enfatiza Porto.

O ideal para o hipertenso é a prática de atividade aeróbicas que, segundo o cardiologista, ajuda na redução do nível da pressão arterial, diminui o peso, o risco de doença cardiovascular global e de infarto. A prática de exercícios ainda reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), aspectos positivos para os hipertensos, já que evita o acúmulo de gorduras nas artérias e no coração.

0 comentários: