sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Com a chegada do Verão, muita gente lota academias e tenta dietas milagrosas
Sejam as academias de ginástica, nas piscinas ou pistas de corrida, na orla marítima ou nas praças da cidade, continuam as buscas desesperadas pelo milagre no Verão. Homens e mulheres, jovens ou não, perseguem o corpo ideal, ou pelo menos a perda de alguns quilos para a temporada oficial que começou no último dia 21 e prossegue até 20 de março. Tudo em vão, de acordo com especialistas que não acreditam em fórmulas milagrosas para regimes espetaculares.

Os consultórios médicos também estão lotados nesses dias de sol. Os pedidos dos pacientes de momento vão de prescrição de medicamentos mirabolantes e perigosos à aplicação de atividade física exagerada. "Não basta a estética para o Verão, o correto é ter uma boa saúde durante todo o ano", resume o endocrinologista Sérgio Braga.

As dietas radicais _ daquelas adquiridas na rede mundial de computadores, em revistas disponíveis nas salas de espera ou ainda gentilmente cedidas pela vizinha do 402 _ podem trazer graves prejuízos para a saúde. De acordo com Braga, apenas em alguns casos de obesidade leve pode ser ministrado algum medicamento. "Uma atividade física diária, como uma caminhada, por exemplo, é o ideal", afirma ele, já calejado em explicar para os clientes que o procuram também de olho no Carnaval.

E as recomendações para quem curte intensamente os dias de sol continuam as mesmas, estejam os indivíduos em forma ou não: fazer refeições leves, com poucas calorias, ingerir muito líquido para compensar a excessiva transpiração, vitamina C e potássio. O amante do Verão não deve esquecer ainda de dar prioridade a alimentos ricos em fibra, como os integrais, aveia, farelo de trigo e verduras como a couve e o alface.

Mas a briga com a balança deve ser ganha por pontos, e não com um direto de direita, em um nocaute rápido, na analogia com o boxe. E, aliados à prática esportiva, os chamados alimentos funcionais _ que ajudam a prevenir a obesidade e as doenças crônico-degenerativas _ são mais do que uma boa pedida, uma necessidade. "São aqueles alimentos que têm mais do que o efeito nutritivo, trazem outros impactos benéficos à saúde", explica a nutricionista Diva Lima, especialista no tema.

Bronzeamento natural

No Verão, aumenta o interesse por um corpo mais bronzeado, de acordo com as tendências da estação. Algumas pessoas buscam complementar o bronzeamento com uma coloração natural com base em verduras, legumes e frutas, como: cenoura, abóbora, mamão, melão, batata doce, couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.

Esses alimentos são ricos em betacaroteno, que é um antioxidante, que tem a capacidade de se converter em vitamina A em nosso organismo. Quando isso acontece auxilia na recuperação da pele e formação de melanina, protegendo dos raios solares e conferindo o bronzeamento.

Os carotenóides,como betacaroteno em geral atuam como antioxidante, protegendo as células dos danos oxidativos e, conseqüentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças, além do envelhecimento, o que é benéfico à saúde.

Para a população geral é recomendado o uso de porções destes alimentos, seguindo a pirâmide alimentar. A pirâmide alimentar é um guia de consumo alimentar saudável, para a população, onde contém os alimentos que devem ser consumidos em maior e menor proporção de forma benéfica à saúde.

Segundo a pirâmide alimentar, nós devemos comer porções diárias dos diferentes grupos de alimentos. No caso de frutas, onde algumas são fontes de betacaroteno, de duas a quatro porções/dia e vegetais, que inclui a cenoura de três a cinco porções/dia.

O consumo destes alimentos em maior quantidade que a orientada pela pirâmide alimentar pode causar alguma alteração na pele.Em caso de superdosagem do betacaroteno, o organismo só irá converter em vitamina A se houver necessidade, caso contrário, fica armazenado, gerando uma coloração amarelo-alaranjada, principalmente na palma das mãos e olhos.

Benefícios dos vegetais

É a natureza a fonte primeira para adquirir as refeições preciosas. Segundo Diva, os vegetais são os que apresentam uma maior diversidade de opções. "Um dos mais importantes e conhecidos é a soja que, por exemplo, minimiza os sintomas desagradáveis da menopausa, como o frio ou o calor em excesso e a alteração de humor", explica ela, que é professora da Unime. "A soja também melhora o perfil lipídico, aumenta o HDL, o colesterol bom, e diminui o LDL, o colesterol ruim", completa.

Espinafre, couve e melão, por sua vez, que protegem contra o estresse oxidativo e previnem doenças, também compõem o time dos funcionais. Hortaliças e frutas vermelhas afastam o envelhecimento da pele e minimizam a possibilidade de desenvolvimento do câncer da próstata. "Têm ainda o vinho e o suco de uva que ajudam a afastar doenças cardiovasculares", afirma Diva, integrante do corpo técnico do serviço médico da Ufba e coordenadora da pós-graduação em nutrição clínica e funcional da Unicsul.

Entre os animais, os peixes de águas frias e profundas são imbatíveis. Uma boa refeição à base de sardinha, atum, cavala ou atum, por exemplo, proporcionam o aumento do HDL - aquele colesterol bom - e diminui a possibilidade de formação de coágulo no sangue.

Por fim, os probióticos: microorganismos que se instalam nos organismos das pessoas. "São verdadeiros exércitos, os lactobacilos, que trazem vários benefícios à saúde", finaliza Diva.

Correio da Bahia - Aqui Salvador/ Online - Fitness - 01/01/2008

Flávio Novaes

0 comentários: