sábado, 8 de dezembro de 2007





MODALIDADE É A MAIS PROCURADA EM ACADEMIAS

Cada vez mais está sendo documentado em trabalhos científicos que a boa condição anatômica e funcional dos ossos, músculos e articulações são fundamentais para uma boa qualidade de vida. Essa condição é conhecida como saúde músculo-esquelética. Qualidades de aptidão como força, resistência e flexibilidade bem desenvolvidas permitem a realização confortável e segura dos esforços da vida diária, mesmo em situações de solicitação acentuada, como é o caso de muitas atividades profissionais. Pessoas idosas e sedentárias apresentam habitualmente processos progressivos de desgaste e enfraquecimento dos ossos, músculos e articulações, o que leva ao aparecimento de dores, pode chegar a impedir atividades tão suaves como caminhar, e aumenta o risco de quedas.

Os melhores exercícios para estimular a integridade e função do sistema músculo-esquelético são os exercícios resistidos, geralmente realizados com pesos graduáveis, cuja prática é hoje conhecida como musculação. Além da grande eficiência, esses exercícios foram também identificados como os mais seguros para pessoas sedentárias ou debilitadas, em função da facilidade com que podem ser adaptados para qualquer condição de saúde. A musculação pode ser mais suave do que caminhar.

Outro aspecto da saúde é a integridade cardiovascular: infartos, acidentes vasculares encefálicos, gangrenas e insuficiência de órgãos podem ocorrer quando os vasos sanguíneos apresentam processos degenerativos, representados na maioria das vezes pela aterosclerose. Qualquer tipo de atividade física contribui para evitar a aterosclerose por diminuir a incidência, ou facilitar o controle, das principais doenças que evoluem com degeneração vascular: hipertensão arterial, diabetes, obesidade e elevações sanguíneas do colesterol e dos triglicérides. Saúde cardiovascular não deve ser confundida com aptidão cardiovascular, que significa a capacidade do sistema cardiocirculatório manter função adequada para sustentar esforços contínuos como correr, pedalar e nadar. Esta é uma forma de condicionamento físico, que também estimula a saúde, mas não é uma necessidade para esse fim. As evidências científicas atuais demonstram que os exercícios resistidos também contribuem para promover saúde cardiovascular, como todo tipo de atividade física, e além de seguros, são importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças cardíacas.

Atualmente a musculação é liberada até mesmo para crianças, com as devidas adaptações, visto que esforços máximos não são aconselhados e nem necessários. Bons profissionais adaptam a musculação para pessoas em todas as idades e em qualquer condição de saúde, desde que não haja contraindicação para exercícios físicos. A frequência mínima de treinamento para obtenção de resultados é duas vezes por semana. Para pessoas debilitadas, essa é a frquencia ideal.
Por: Prof. Dr. José Maria Santarem*

*Prof. Dr. José Maria Santarem é Médico Fisiatra, Reumatologista e Diretor do Instituto Biodelta de Musculação, Ensino e Pesquisa.

Última Hora News - Saúde/ Online - Musculação - 06/12/2007


0 comentários: