sábado, 28 de junho de 2008

Pesquisa diz que comer bastante na primeira refeição ajuda na redução de peso
MBPress - Nutrição - 19/06/2008
Um café da manhã rico em proteínas e carboidratos, com cerca de 600 calorias, pode ser um fator determinante na redução de peso.

Uma pesquisa apresentada no Congresso ENDO 08, nos Estados Unidos, dá conta de que uma alimentação com maior base durante a manhã pode auxiliar na perda de gordura pelo corpo, em detrimento da alimentação pobre nessas substâncias.

Os motivos, segundo os pesquisadores, seriam porque as pessoas que comem bem de manhã sentem menos fome durante o dia, assim comendo menos e evitando o acúmulo desnecessário de gordura.

Foram avaliadas 94 mulheres obesas com idade entre 30 e 40 anos, divididas em dois grupos que consumiam poucas e muitas calorias, durante um período de quatro meses. O resultado apontou uma perda de peso maior do primeiro grupo, 12,7kg, contra 10,5kg do segundo grupo, em média. No entanto, na seqüência de mais quatro meses, o segundo grupo perdeu 7.5kg, enquanto o primeiro ganhou 8kg no período.


Composto encontrado na uva pode auxiliar contra obesidade

MBPress - Obesidade - 18/06/2008

Uma substância encontrada nas uvas e nos vinhos tintos pode ser um fator determinante no combate à obesidade.

Um estudo realizado pela Universidade de Ulm, na Alemanha, dá conta que o resveratrol, um composto encontrado na fruta, reduz o número de células de gordura existentes no corpo, podendo prevenir a obesidade em um futuro próximo.

O estudo analisou o efeito do composto em algumas células adiposas (preadipócitos) e descobriu que a substância inibe o crescimento dessas células, prevenindo o seu amadurecimento em adipócitos, células de gordura já formadas.

Além disso, o composto dificultou o armazenamento de gordura e estimulou uma proteína que reduz o risco de infarto. Estudos relacionados ao uso da substância em medicamentos já estão sendo realizados.


Estudo diz que exercícios aumentam níveis de proteína inibidora de

apetite

MBPress - Atividade Física - 17/06/2008

Os exercícios físicos podem aumentar a quantidade de proteínas que inibem o apetite, sendo um auxílio para quem sofre com problemas de obesidade.

Um estudo da Universidade do Chile dá conta de que após um tempo regular de prática de exercícios sem a alteração alimentar, foram observadas não só a perda de gordura, mas também redução de pressão e principalmente na ingestão de calorias.

Os efeitos dessas alterações foram atribuídos ao aumento de fator neurotrófico derivado do cérebro, uma proteína associada à supressão do apetite. Porém, novos estudos serão necessários para verificar os efeitos diretos dessa proteína.

Exercícios aeróbicos auxiliam combate à insônia, diz estudo
MBPress - Bem-Estar - 17/06/2008

A prática de exercícios aeróbicos pode melhorar a qualidade do sono e diminuir os níveis de ansiedade das pessoas que sofrem de insônia.

Segundo estudo brasileiro publicado no congresso SLEEP 2008, a Universidade Federal de São Paulo avaliou 36 pessoas que sofrem de insônia crônica, e dividiram em grupos que faziam exercícios aeróbicos leves, pesados ou exercícios de resistência.

Os resultados foram esclarecedores. Em 37% do primeiro grupo, os pacientes tiveram uma melhora considerável no tempo de sono, e outros 40% reduziram o tempo de latência (entre deitar e adormecer). Os outros grupos de pesquisa não apresentaram melhora.




3 comentários:

Anônimo disse...

"Os jogadores de Râguebi são dos desportistas mais inteligentes do Mundo, quem mais se atreveria a jogar com uma bola oval"

Anônimo disse...

Boas, eu gostaria de saber se puderia ajudar no seguinte, eu no próximo Sábado dia 26/07/08, tenho que entregar um trabalho sobre ginástica aeróbica. E tenho que falar na história da ginástica aeróbica,os benefícios e as contra-indicações da prática da mesma, a importância da música, o tipo de nutrição para esta actividade e mais umas tantas coisas. E tanto para as contra-indicações, bem como para a nutrição nesta actividade,não consigo arranjar informação. Será queme puderia ajudar?

Grato pela atenção.

Anônimo disse...

Dani, mande-me seu e-mail para tratarmos sobre o assunto, ok?
obrigado pela visita e até breve!
Profº Celso Ribas (celsoribasjr64@gmail.com)